17 de out de 2010

Simples mudanças podem prevenir quedas de idosos dentro de casa

O ambiente do lar pode ser simplificado ao passo que facilita a vida dos idosos e traz mais segurança


As limitações físicas ocorrem naturalmente com o avanço da idade, um fato que ocasiona, em alguns casos, a queda o que pode gerar sérios problemas de saúde. Sendo assim, é importante ser cauteloso e tomar medidas preventivas de segurança para evitá-las, proporcionando total segurança.

Entre os cuidados que devem ser tomados, a gerontóloga Sandra Regina Gomes recomenda: "Remova mesas de centro e outros móveis dos locais de passagem, retire tapetes soltos, pois eles causam facilmente a queda, melhore a iluminação do ambiente, a luz deve ser sempre difundida por toda a casa e não localizada, deixe os utensílios de uso constante em locais de fácil acesso e coloque protetores nas quinas dos móveis".

É importante também que o idoso se exercite através de atividades físicas, pois além de aumentar o convívio social, fortalece a musculatura do corpo e evitar possíveis tombos. "Para aqueles que têm labirintite ou tonturas constantes, é importante que todos os cômodos da casa tenham corrimão de apoio", alerta a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário