27 de ago de 2011

Celulite é acúmulo irregular de gordura e pode sumir com exercícios

Celulite é acúmulo irregular de gordura e pode sumir com exercícios.


Quando anunciamos na internet que o tem

O ginecologista José Bento, consultor do programa, explicou que a celulite nada mais é que um acúmulo irregular de gordura. Por isso, sua maior recorrência é nas áreas em que há mais gordura no corpo feminino, que são as coxas e as nádegas.
Para combatê-la, as mulheres têm que ficar de olho em três aspectos: alimentação – o refrigerante, por exemplo, causa celulite –, hormônios – algum desequilíbrio hormonal pode ser o responsável – e, principalmente, atividade física.
Como a celulite é gordura, praticar exercícios regularmente é uma ótima prevenção. Para isso, o professor de educação física Luís Mochizuki aponta que não existe queima de gordura localizada, toda perda de gordura é geral.
Exercícios localizados servem, sim, para fortalecer a musculatura. No caso dos glúteos, um jeito simples de fazer isso é subir escadas. O preparador físico José Rubens D’Elia, que também é consultor, conta que o ciclismo e a natação – desde que a pessoa bata as pernas – são ótimos para esses músculos.
Para quem não tem condições de fazer nenhuma dessas atividades, D’Elia ensinou um agachamento, que pode ser feito duas ou três vezes por semana, se a pessoa estiver sem condicionamento.

Fonte:http://glo.bo/nhUwhg

Atividade física, relaxamento e novo estilo de vida tratam dor de cabeça

Atividade física, relaxamento e novo estilo de vida tratam dor de cabeça


Depois do Bem Estar desta segunda -feira (22), o
Depois do Bem Estar desta segunda -feira (22), o neurologista Marcelo Calderaro falou sobre predisposição genética à enxaqueca, o que pode começar já na infância ou na adolescência. Indivíduos com maior propensão – algo mais comum em mulheres – podem ter crises com fatores desencadeadores como hormônios, tensão, alimentos ou jejum prolongado.

Na menopausa e durante a gravidez, a enxaqueca tende a diminuir, mas o contrário também pode acontecer.
Problemas de estômago (como úlcera, gastrite e refluxo), fígado, coluna ou visão costumam ser inocentes como motivadores de dor de cabeça.
A localização da dor ajuda no diagnóstico, mas isoladamente não tem tanto valor, disse o médico. O vômito pode fazer parte do quadro clínico da enxaqueca, mas não deve ser estimulado, porque é capaz de causar outros problemas.
Dores de cabeça súbitas são um sinal de alarme e devem ser investigadas por um profissional. Se houver outros sintomas, como alteração de consciência, paralisia ou dificuldade para falar, o alerta é ainda maior.
Alimentos muito gordurosos, salsicha e comida chinesa podem eventualmente provocar crises de dor de cabeça em pessoas predispostas, mas não precisam ser retirados da dieta, na opinião de Calderaro.
O neurologista destacou, ainda, o "boom" de estudos científicos sobre vitamina D, que a relaciona com a prevenção de inúmeras doenças – de Alzheimer a problemas cardiovasculares.
Bonés, tiaras e capacetes podem ser causas pontuais de dor de cabeça, mas apenas durante o uso. Cefaleia tensional é o principal motivo do problema na população e, ao contrário da enxaqueca, não é latejante nem incapacita para as atividades, é difusa (não se localiza em uma região específica) e não piora com exercícios físicos.
Técnicas de relaxamento, atividade física e orientações de estilo de vida são cuidados que podem ser recomendados pelo médico na prevenção e no tratamento da dor de cabeça. Tomar mais de três analgésicos por mês já demanda visita a um profissional para evitar a cronificação do problema e um possível vício.
Na sequência, a dentista Daniela Gonçalves falou
Na sequência, a dentista Daniela Gonçalves falou sobre alterações na dentição, siso e saúde bucal como causas ou não de dor de cabeça.

A dor da disfunção da articulação temporomadibular (ATM) pode ser contínua, não apenas na hora da fala ou da mastigação.
O tratamento pode incluir o uso de uma placa rígida (a mesma usada contra o bruxismo) e exercícios.

 Fonte:http://glo.bo/mWbtIV

ALERGIA RESPIRATÓRIA

Alergia respiratória ocorre quando corpo reage a agentes externos


Limpeza e organização não servem só para deixar


Limpeza e organização não servem só para deixar a casa bonita para as visitas. Varrer o chão, passar pano nos móveis, arrumar a cama, tudo isso é importante para a saúde. O pó acumulado irrita o nariz de muita gente: é a alergia respiratória.

Como você pode ver no quadro abaixo, a alergia é uma reação do corpo contra a poeira, o mofo, ou qualquer outro agente que nosso sistema de defesa identifique como um intruso.
arte alergias (Foto: arte / G1)
Além de deixar a casa bem limpinha e de tomar todos os cuidados descritos, é preciso ficar atento a outros objetos que acumulam poeira, como bichinhos de pelúcia, cortinas e cobertores.
Os cobertores, aliás, podem ser um problema mai
Os cobertores, aliás, podem ser um problema maior, pois junto com o frio vem o tempo seco do inverno. A baixa umidade resseca o muco que protege as vias respiratórias, que fazem parte da defesa do organismo. Com o muco seco, mais agentes externos chegam até o pulmão.

Em caso de crises, os médicos recomendam o uso de antialérgicos. A longo prazo, bombinhas à base de cortisona são indicadas, pois desinflamam a superfície e protegem as vias aéreas.
pois junto com o frio vem o tempo seco do inverno. A baixa umidade resseca o muco que protege as vias respiratórias, que fazem parte da defesa do organismo. Com o muco seco, mais agentes externos chegam até o pulmão.

Rinite, asma e gripe
No frio, também é comum ter gripe, uma doença bem diferente das alergias, já que é causada por um vírus. Porém, os sintomas se confundem com os da rinite alérgica.
Nos dois casos, a pessoa espirra muito e fica com o nariz entupido e escorrendo. Ao contrário da rinite, a gripe provoca tosse e febre. Por outro lado, a rinite causa coceira nos olhos e no céu da boca, e a gripe não.
Existe ainda a asma de origem alérgica, que é uma inflamação crônica das vias aéreas. Os músculos dessas áreas se alteram diante de estímulos como pó e cheiro de produtos químicos. Ela pode levar a tosse, chiado no peito e dificuldades para respirar.
fonte:http://glo.bo/qzxQbY

VALOR CALÓRICO DOS ALIMENTOS

Prestar atenção no valor calórico dos alimentos ajuda a manter o peso.

 


Muitas vezes, consumimos alimentos que são verdadeiras bombas calóricas disfarçadas, enquanto outros não engordam tanto quanto parecem. E é importante ficar de olho nessas quantidades para não ultrapassar o valor diário recomendado: 2 mil calorias para as mulheres e 2.500 para os homens, em média.
Para falar sobre somas, trocas, ajustes e equilíbrios calóricos, o Bem Estar desta quarta-feira (3) contou com a presença do endocrinologista Alfredo Halpern e da nutricionista Mônica Beyruti.
No Jogo da Equivalências das Calorias, o programa mostrou 25 alimentos, e um casal participante teve que acertar o valor calórico de cada um.
outros não engordam tanto quanto parecem. E é importante ficar de olho nessas quantidades para não ultrapassar o valor diário recomendado: 2 mil calorias para as mulheres e 2.500 para os homens, em média.

Uma das convidadas foi a professora de dança Sueli Costa, de 53 anos, que foi bailarina clássica durante anos, hoje é porta-bandeira há 16 anos e há 8 carrega o pavilhão oficial da escola de samba paulistana Rosas de Ouro. Ela se preocupa com a aparência: vai à esteticista, malha e faz de tudo para melhorar o corpo por fora e também por dentro. Uma vez por ano, marca consulta no médico para um check-up completo.
No café da manhã, por volta das 9h, Sueli come meio pãozinho ou duas bisnaguinhas e café com leite. Também gosta de presunto e queijo puros, sem pão. No almoço, opta por feijão. Massas, só uma vez por semana. Ela também adora verduras e legumes: alface, rúcula, tomate seco e abobrinha, além de champignon.

Ela e o marido, Osmar, trabalham à noite e, por isso, o jantar é uma refeição fundamental para o casal. Ela costuma preparar arroz, feijão, macarrão, frango, churrasco ou carne cozida. Também gosta de batata frita, mas só fora de casa, e é viciada em suco de melancia.
Já o marido e empresário Osmar Costa, de 50 anos, leva uma vida sedentária e estressante: passa o dia inteiro sem se alimentar e come muito à noite. Procura dormir 7 horas por noite, mas reconhece que é difícil. No café da manhã, toma apenas um cafezinho preto. No almoço, não costuma comer nada, e começa a trabalhar por volta do meio-dia. À tarde, raramente come algo no escritório, só quando sente fome.
No jantar, ele pega pesado, apesar de Sueli sempre se preocupar em preparar uma salada. De vez em quando, Osmar come sanduíches em lanchonete, mas dificilmente fast food e salgadinhos. Prefere comida na chapa e não bebe nada de álcool há 16 anos: apenas água, refrigerante e café. Também não gosta de leite nem de suco, mas não dispensa um queijinho nem consegue voltar do supermercado sem uma caixa de bombom. Depois das refeições, sempre procura algum doce. E diz que não se preocupa com rótulos nem com calorias.
saiba mais:
Valor calórico dos alimentos
Salgados
- Misto-quente = 340 calorias
- Meio pão na chapa com manteiga = 230 calorias
- Pão de queijo = 220 calorias
- Empadinha de palmito = 200 calorias
- Pipoca de panela (1 xícara) = 70 calorias
- Salgadinhos (1 xícara) = 100 calorias
- Macarrão instantâneo (1 pacote) = 400 calorias
- Bife grelhado (100 g) = 170 calorias
- Filé de frango grelhado (100 g) = 100 calorias
- Filé de peixe grelhado (100 g) = 100 calorias
- Filé de peixe à milanesa (100 g) = 265 calorias
Doces
- Bolo de chocolate (pedaço médio, sem recheio nem cobertura) = 350 calorias
- Pudim de leite (1 fatia média) = 240 calorias
- Bombom (20 g) = 110 calorias
- Brigadeiro pequeno = 60 calorias
- Leite condensado (1 colher de sopa) = 50 calorias
- Biscoito recheado (unidade) = 40 calorias
- Bolacha água e sal (unidade) = 20 calorias
- Meio mamão papaia = 50 calorias
- Açaí com granola (1 tigela de 200 g com granola) = 250 calorias

Líquidos

- Suco de laranja sem açúcar (200 ml) = 120 calorias
- Café com leite e açúcar (1 xícara) = 120 calorias
- Água de coco (200 ml) = 40 calorias
- Suco de uva (1 caixinha) = 110 calorias
- Leite integral (1 copo de 200 ml) = 115 calorias
- Leite desnatado (1 copo de 200 ml) = 60 calorias
- Cuia de chimarrão (200 ml) = 20 calorias
- Refrigerante (1 copo) = 80 calorias
- Chopp (300 ml) = 120 calorias
- Vinho tinto (1 taça de 120 ml) = 100 calorias achocolatado (200 ml) = 200 calorias
Quantidade diária recomendada
Homem
Café da manhã – 500 calorias
Lanche da manhã – 250 calorias
Almoço – 750 calorias
Lanche da tarde – 250 calorias
Jantar – 750 calorias
Total: 2.500 calorias
Mulher
Café da manhã – 400 calorias
Lanche da manhã – 200 calorias
Almoço – 600 calorias
Lanche da tarde – 200 calorias
Jantar – 600 calorias
Total: 2.000 calorias

Pensando Leve
De férias, a família Silva foi passar um dia na praia. Mas nem assim descuidou da balança. O preparador físico José Rubens D'Elia acompanhou a aventura dessa turma em Santos, no litoral paulista.
Fonte:http://j.mp/oaymoZ

Excesso de pressa prejudica 30% dos trabalhadores brasileiros

Excesso de pressa prejudica
30% dos trabalhadores brasileiros


Cardiologista Roberto Kalil explicou efeitos ao coração de viver correndo.
Psiquiatra Luiz Vicente de Mello falou sobre outros sintomas do problema.
Ter pressa de vez em quando, para comparecer a um compromisso urgente, é normal. Mas, quando a corrida contra o relógio vira rotina, pode ser sinal de alerta.
Essa sensação de ser atropelado pelo tempo atinge 30% dos trabalhadores brasileiros. E o comportamento de estar sempre atrasado pode prejudicar o sono, a sede, a temperatura corporal, a frequência cardíaca, a pressão e até a respiração.

Para comentar o assunto, o cardiologista Roberto Kalil e o psiquiatra Luiz Vicente Figueira de Mello, do Hospital das Clínicas de São Paulo, estiveram presentes no Bem Estar desta terça-feira (23).

Eles explicaram por que a pressa deixa as pessoas mais competitivas e agressivas, inclusive no trânsito, e como relaxar em meio a essa constante luta contra as horas.

E esse não é um problema exclusivo de megalópoles como São Paulo. O repórter Renato Biazzi foi até Goiânia para ver como as pessoas lidam com a pressa e as tarefas diárias.

É possível identificar se esse comportamento está passando dos limites. Se você faz tudo correndo (come, anda, fala, dirige e dorme), faz várias coisas ao mesmo tempo, é muito impaciente (não aguenta ouvir alguém falar sem interrompê-lo, não sabe esperar ou não tolera quem vive com você), tem excesso de competitividade e de agressividade (perde o controle facilmente e parte para o ataque), cuidado: é preciso se acalmar.
Algumas dicas importantes para melhorar são: priorizar o que é realmente importante; dizer não para pedidos impossíveis; fazer pausas, meditação, orações, leituras, caminhadas e exercícios leves; e falar sobre os problemas.
Os especialistas recomendaram, ainda, fazer uma lista com as atividades indispensáveis e dividi-las ao longo do dia e da semana.
Segundo o psiquiatra, a pressa e a ansiedade podem ser uma tendência familiar e também um comportamento estimulado pelo meio em que se vive.
A longo prazo, a pressa e o estresse desorganizam o corpo, aumentam a ansiedade e podem causar problemas cardíacos ou gastrointestinais.
Fonte: http://glo.bo/pDRMsj