11 de jan. de 2011

A CORRELAÇÃO ENTRE O TDAH E A PSICOMOTRICIDADE

http://www.psiquiatriainfantil.com.br/congressos/uel2007/087.htm
Imprimir



Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 – ISBN 978-85-99643-11-2




A CORRELAÇÃO ENTRE O TDAH E A PSICOMOTRICIDADE

BARDY, L.R.
MASTROIANNI, E.Q.C.
BOFI, T.C
CARVALHO, A.C.
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente (UNESP)


RESUMO

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é diagnosticado em crianças, adolescentes e em adultos, com prevalência em torno de 3 a 6% da população mundial. Tem como principais características: desatenção, tendência à distração, não aceitação de regras, impulsividade, excessiva atividade motora, antecipação de respostas, inabilidade para esperar um acontecimento, dificuldade no aprendizado, déficits motores tais como: equilíbrio, noção de espaço e tempo. O fracasso escolar é também um agravante na vida das crianças com TDAH. Com o intuito de amenizar as dificuldades das crianças com TDAH e investigar as correlações entre o TDAH e a Psicomotricidade são atendidas no Laboratório de Atividades Lúdico Recreativas (LAR) dezoito crianças diagnosticadas com este transtorno. Os atendimentos ocorrem semanalmente, por graduandos dos cursos de Pedagogia, Educação Física e Fisioterapia da FCT/Unesp. A metodologia utilizada trata-se da técnica lúdica. Durante as sessões foram aplicadas práticas lúdicas abrangendo jogos, pintura, dobraduras, esquema corporal e atividades de motricidade fina e global. Foi possível observar no decorrer das sessões que a maioria das crianças obteve melhor desempenho escolar, além de adquirir minimizações em algumas das características negativas do TDAH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário