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TDAH - Algumas dicas para os pais.
Programas
de treinamento para pais de crianças com TDAH frequentemente começam com ampla
divulgação de informação.
Existe
uma grande quantidade de livros, vídeos e fitas disponíveis, com dados a
respeito do transtorno em si e de estratégias efetivas, que podem ser usadas
por familiares.
A
lista que segue revê alguns pontos, de uma série de estratégias, que podem
ajudar os pais de crianças portadoras de TDAH:
Mandamentos
1.
Reforçar
o que há de melhor na criança.
2.
Não
estabelecer comparações entre os filhos. Cada criança apresenta um
comportamento diante da mesma situação.
3.
Procurar
conversar sempre com a criança sobre como está se sentindo.
4.
Aprender
a controlar a própria impaciência.
5.
Estabeleça
regras e limites dentro de casa, mas tenha atenção para obedecer-lhes também.
6.
Não
esperar ‘’perfeição’’.
7.
Não
cobre resultados, cobre empenho.
8.
Elogie!
Não se esqueça de elogiar! O estímulo nunca é demais. A criança precisa ver que
seus esforços em vencer a desatenção, controlar a ansiedade e manter o
‘’motorzinho de 220 volts’’ em baixas rotações está sendo reconhecido.
9.
Manter
limites claros e consistentes, relembrando-os frequentemente.
10.
Use
português claro e direto, de preferência falando de frente e olhando nos olhos.
11.
Não
exigir mais do que a criança pode dar: deve-se considerar a sua idade.
Estudo
1 .Escolher cuidadosamente a
escola e a professora para que a criança possa obter sucesso no processo de
ensino-aprendizagem
2.
Não
sobrecarregar a criança com excesso de atividades extracurriculares.
3.
O
estudo deve ser do jeito que as crianças ou os adolescentes bem entenderem.
Tudo deve ser tentado, mas se o resultado final não corresponder às
expectativas, reavalie após algumas semanas e peça novas opções; vá tentando
até chegar à situação que mais favoreça o desempenho.
4.
Tenha
contato próximo com os professores para acompanhar melhor o que está
acontecendo na escola.
5.
Todas
as tarefas têm que ser subdivididas em tarefas menores que possam ser
realizadas mais facilmente e em menor tempo.
Regras do dia-a-dia
1.
Dar
instruções diretas e claras, uma de cada vez, em um nível que a criança possa
corresponder.
2.
Ensinar
a criança a não interromper as suas atividades: tentar finalizar tudo aquilo
que começa.
3.
Estabelecer
uma rotina diária clara e consistente: hora de almoço, de jantar e dever de
casa, por exemplo.
4.
Priorizar
e focalizar o que é mais importante em determinadas situações.
5.
Organizar
e arrumar o ambiente como um meio de otimizar as chances para sucesso e evitar
conflitos.
Casa
1.
Manter
em casa um sistema de código ou sinal que seja entendido por todos os membros
da família.
2.
Manter
o ambiente doméstico o mais harmônico e o mais organizado quanto possível.
3.
Reservar
um espaço arejado e bem iluminado para a realização da lição de casa.
4.
O
quarto não pode ser um local repleto de estímulos diferentes: um monte de
brinquedo, pôsteres, etc.
Comportamento
1.
Advertir
construtivamente o comportamento inadequado, esclarecendo com a criança o que
seria mais apropriado e esperado dela naquele momento.
2.
Usar
um sistema de reforço imediato para todo o bom comportamento da criança.
3.
Preparar
a criança para qualquer mudança que altere a sua rotina, como festas, mudanças
de escola ou de residência, etc.
4.
Incentivar
a criança a exercer uma atividade física regular.
5.
Estimular
a independência e a autonomia da criança, considerando a sua idade.
6.
Estimular
a criança a fazer e a manter amizades.
7.
Ensinar
para a criança meios de lidar com situações de conflito (pensar, raciocinar,
chamar um adulto para intervir, esperar a sua vez).
Pais
1.
Ter
sempre um tempo disponível para interagir com a criança.
2.
Incentivar
as brincadeiras com jogos e regras, pois além de ajudar a desenvolver a
atenção, permitem que a criança organize-se por meio de regras e limites e,
aprenda a participar, ganhando, perdendo ou mesmo empatando.
3.
Quem
tem TDAH pode descarregar sua “bateria” muito rapidamente. Se este for o caso,
recarregue-a com mais frequência. Alguns portadores precisam de um simples
cochilo durante o dia, outros de passear com o cachorro, outros de passar o fim
de semana fora, outros ainda de ginástica ou futebol. Descubra como a “bateria”
do seu filho é melhor recarregada.
4.
Evite
ficar o tempo todo dentro de casa, principalmente nos fins de semana. Programe
atividades diferentes, não fique sempre fazendo a mesma coisa. Leve todos à
praia, ao teatro, ao cinema, para andar no parque, enfim, seja criativo.
5.
Estabeleça
cronogramas, incluindo os períodos para ‘’descanso’’, brincadeiras ou
simplesmente horários livres para se fazer o que quiser.
6.
Nenhuma
atividade que requeira concentração (estudo, deveres de casa) pode ser muito
prolongada. Intercale coisas agradáveis com tarefas que demandam atenção
prolongada (potencialmente desagradáveis, portanto).
7.
Procure
sempre perguntar o que ela quer, o que está achando das coisas. Não crie uma
relação unidirecional. Obviamente, os pedidos devem ser negociados e atendidos
no que for possível.
8.
Use
mural para afixar lembretes, listas de coisas a fazer, calendário de provas.
Também coloque algumas regras que foram combinadas e promessas de prêmio quando
for o caso.
9.
Estimule
e cobre o uso diário de uma agenda. Se ela for eletrônica, melhor ainda. As
agendas devem ser consultadas diariamente.
Lembre-se sempre
1.
Procure
o máximo de informações possível sobre o TDAH: leia livros, faça cursos, entre
para organizações como a Associação Brasileira do Déficit de Atenção
(www.tdah.org.br), faça contato com outros pais para dividir experiências bem e
mal sucedidas.
2.
Tenha
certeza do diagnóstico e segurança de que não há outros diagnósticos associados
ao TDAH.
3.
Tenha
certeza de que o tratamento está sendo feito por um profissional que realmente
entende do assunto.
4.
Lembre-se
que seu filho (a) está sempre tentando corresponder às expectativas, mas às
vezes não consegue. Deve sempre lembrar-se aos pais que estes devem ser
otimistas, pacientes e persistentes com o filho. Não devem desanimar diante dos
possíveis obstáculos.
Fonte:Ter, 17 de Abril de 2012 11:54 Escrito por ABDA
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