![Banner](http://www.tdah.org.br/images/banners/banner_abda_1.png)
TDAH e Escolas.
Qui, 22 de Março de 2012 13:30 Escrito por ABDA
Antes de qualquer coisa, os professores devem fazer uma avaliação dos
pontos abaixo:
- Qual
é a dificuldade mais importante do aluno portador de TDAH? O que mais
atrapalha no desempenho escolar daquele aluno?
Ao conseguir responder essas perguntas, o professor cria melhores
condições para traçar as estratégias que aplicará em sala de aula. Quando se
conhece aquilo que de fato tem atrapalhado o bom desempenho de um determinado
aluno fica mais fácil pensar em soluções viáveis e eficazes.
Depois disso, o segundo passo importante é saber distinguir o que o
portador é capaz de fazer do que ele não é (principalmente ao lidar com
comportamentos disruptivos) e assim não criar expectativas irreais. Talvez essa
seja uma das partes mais difíceis, mas não desanime, observar o aluno e estudar
sobre o TDAH são as melhores formas de se preparar para fazer essa ditanção
sobre o que é sintoma e/ou consequencia do transtorno daquilo que não é. Nesse
sentido, cuidado para não repreender o tempo todo: sintomas primários NÃO
podem ser punidos!
Recompensar progressos sucessivos ao invés de esperar pelo comportamento
perfeito! Essa é uma dica de ouro! Independente de ser portador de TDAH, essa
dica deve valer para todos e para todo processo de mudança importante. Para o
TDAH é ainda mais válido porque os portaodres tem mais dificuldade em lidar com
recompensas a longo prazo.
- Não
deixar flutuações de humor ou cansaço interferirem no trabalho de inclusão
e agir da mesma forma mesmo quando as situações se modificam. Na
implementação das estratégias de sala de aula o papel do professor é de
extrema importância, é quase imensurável a diferença que um professor
informado e motivado corretamente pode fazer para seus alunos!!!
- Todos
os recursos abaixo podem e dever usados para as alunos portadores de TDAH.
Construí-los de uma forma divertida e em grupo com os alunos ajuda ainda
mais a engajá-los na importância de tais ferramentas.
o
Lembretes em agendas e/ou cadernos
o
Listas de tarefas
o
Anotações em provas e trabalhos
o
Quadro de Avisos e cronogramas, servindo como ferramentas organizadoras
de horários e datas importantes.
o
Uma outra dica ainda dentro dessa dica é eleger juntos com os alunos
alguns representantes para serem responsáveis por cada um desses recursos.
O importante é o resultado e não o processo. Esse é um dos conceitos da
educação inclusiva que não pode ser perdido de vista. O ideal não é tentar
encaixar a todo custo um aluno com especificidades em um modelo educacional que
mais dificulta do que facilita o aluno portador de TDAH a desenvolver sua
competência.
- Conversar
com a criança e seus pais sobre o método mais fácil de estudo em casa.
Isso facilita muito a vida dos portadores. Proponha aos pais alguns
“experimentos” de formas de estudos diferentes até que seja encontrada a
mais adequada para aquele aluno, contanto que inclua uma programação de
estudo com intervalos e assim não acumular matéria.
- Ambientes
com muitos distratores / estímulos externos devem ser evitados. Uma sala
de aula deve contar apenas elementos necessários para a situação de aula
daquele momento. Murais com muitas informações ficam melhor colocados nos
corredores por exemplo. Músicas ou barulhos externos com frequência também
devem ser evitados.
- No
ambiente escolar, evitar instruções muito longas e parágrafos muito
extensos! Isso certamente será apreciado e facilitará o aprendizado de
todos os alunos sem exceção.
Por exemplo: Provas com enunciados longos funcionam muito mais como "armadilha" do que uma tentativa de escalrecimento da pergunta. Espaço entre as perguntas e clareza nas instruções são imprescindíveis para uma melhor realização de provas. - Uma
boa forma de envolver todos os alunos e principalmente os portadores de
TDAH é solicitar que um aluno a repita a instrução que você acabou de dar
para a realização de uma determinada tarefa (alternância entre os alunos /
aumenta a atenção de toda a turma)
- Atividades
que exijam maior integridade da atenção sustentada devem ser feitas
preferencialmente no início da aula, ou seja, as tarefas que demandem mais
atenção contínua por um péríodo de maior devem ser priorizadas e assim
serem feitas no início da aula.
- Por
exemplo: Provas deverão acontecer no primeiro tempo de aula. No último
tempo o aluno já teve várias aulas, de várias matérias, que acabam
funcionando como elementos de distração e podem prejudicar todos os
alunos, especialmente os portadores desnecessariamente.
- Conscientizar
os alunos portadores de TDAH do tipo de prejuízo que o comportamento
impulsivo pode trazer tanto para ele quanto para o grupo. Os portadores
precisam se dar conta de que interromper a fala da professora ou a
andamento das atividades pode ser altamente improdutivo para ele e para o
grupo. Isso deve ser feito individualmente e de forma que não culpe o
aluno. Apenas sirva como uma conversa esclarecedora.
Em breve mais dicas no site: www.atencaoprofessor.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário