9 de mar. de 2009

SAUDE-ESTRESSE,DEPRESSÃO

Estresse, depressão e trabalho
Em abril de 2004, a VOCÊ S/A promoveu um bate-papo online entre a psicóloga Ana Maria Rossi e os leitores. Veja como foi a discussão
A psicóloga gaúcha Ana Maria Rossi é presidente no Brasil da International Stress Management Association. Doutora pela Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, ela estuda as causas de estresse e depressão em executivos há 30 anos. Na terça-feira, dia 17, a psicóloga participou do bate-papo online de VOCÊ S/A. Durante uma hora, Ana respondeu às perguntas dos leitores. Confira. Vivo sob constante pressão e não estou conseguindo fazer nada além de pensar em meu trabalho, você sugere alguma terapia?
Dra. Ana Maria Rossi - A tendência no mercado de trabalho é que as pressões e as demandas aumentem cada vez mais. É responsabilidade de cada um de nós estabelecer limites que nos possibilitem preservar a saúde e nossa qualidade de vida. A necessidade de terapia dependerá do grau de disfunção que experiencias no momento. Sugiro que consideres fazer alguma atividade física regularmente e incluas na tua rotina alguma técnica de relaxamento como a meditação, yoga, etc. Como identificar problemas de saúde relacionados ao stress. Existem problemas mais comuns, por exemplo? E que tipo de especialista devo procurar neste caso?
Dra. Ana Maria Rossi - Os problemas de saúde podem se manifestar através de sintomas físicos, emocionais e comportamentais. Entre os sintomas físicos, os mais freqüentes são: as dores musculares, incluindo dor de cabeça, taquicardia, hipertensão arterial e problemas gastrintestinais. Sintomas emocionais: angústia, depressão, ansiedade, preocupação e insônia. Comportamentais: agressividade/passividade, distúrbios alimentares e mudanças na libido. Como um profissional que está em depressão pode ser considerado bom no que faz, se a doença afeta seu desempenho?
Dra. Ana Maria Rossi - Sem dúvida, a depressão não apenas afeta o desempenho como a qualidade do sono, o nível de energia, o apetite, a libido, enfim, afeta a vida da pessoa como um todo. Por que essa questão do stress e trabalho se tornou tão comum?
Dra. Ana Maria Rossi - Realmente, se tornou tão comum que está tendendo para o trivial. Mas, não há dúvida de que o impacto do stress na saúde e na qualidade de vida da pessoa podem ser um estímulo e motivá-la a atingir seus objetivos como pode gerar situações devastadoras. Como lidar com o stress que caminha para a depressão, se não for possível eliminar a causa? Como conviver com ela?
Dra. Ana Maria Rossi - O importante é que a pessoa possa exercitar autocontrole lembrando que se não tiver controle para mudar a situação, pode sempre controlar a maneira como reage fisiologica e emocionalmente à situação. A depressão está entre os sintomas emocionais mais freqüentes assim como os distúrbios de ansiedade. Sou bacharel em direito, formado há dois anos e tenho desde essa época estudado pra concursos. Às vezes tenho muito sono e não tenho vontade de estudar. Já li sobre o assunto e gostaria de saber se isso é um sinal de depressão ou stress?
Dra. Ana Maria Rossi - Os distúrbios de sono (muito ou pouco), e a sonolência podem ser sintomas de stress, assim como de alguns distúrbios emocionais, inclusive a depressão. No entanto, pode também sinalizar falta de motivação e tédio. Qual sugestão a sra. me daria entao? Gosto muito do direito, mas quando estudo tenho a sensação de que não estou assimilando nada e de que não chegarei a lugar nenhum?
Dra. Ana Maria Rossi - Talvez o fato de estares estudando a tanto tempo já tenha se tornado uma rotina e não apresente o desafio que precisamos para ativar a nossa concentração e o nosso interesse. Sugiro que avalies o horário que estás estudando, a alimentação que consomes antes de estudar e as atividades que te envolves antes. Também, verifica se o ambiente é bem arejado, limpo e bem iluminado para que tenhas as condições mais propícias ao estudo. Como se exercita o autocontrole emocional?
Dra. Ana Maria Rossi - O autocontrole se exercita através do autoconhecimento (a pessoa conhecer seus limites e suas potencialidades) e da disciplina mental para que ela tenha o poder de focalizar sua atenção naquilo que ela deseja e que não se torne uma escrava dos seus próprios pensamentos. O autocontrole requer prática regular e principalmente quando a pessoa estiver se sentindo emocionalmente estável. Este é o momento ideal para ela treinar. Ter um elevado grau de autoconhecimento nem sempre ajuda a combater o stress/depressão, né? Pode acontecer que a ansiedade seja maior ainda por ter consciência das limitações?
Dra. Ana Maria Rossi - Certamente, o autoconhecimento é importante mas não é suficiente. Uma vez que a pessoa identifique algum sintoma ou problema e não se sinta apta para lidar adequadamente com ele, ela pode ficar ainda mais estressada e ansiosa. O ideal é que o autoconhecimento motive a pessoa a buscar técnicas eficientes para controlar as suas emoções. Trabalho por conta própria e tirar férias é quase impossível. Nesses casos, tirar férias em semanas resolve ?
Dra. Ana Maria Rossi - As férias curtas e freqüentes atualmente são consideradas pelas pesquisas de stress como a forma ideal de recarregar a bateria sem todo o acúmulo de stress inevitável quando se tira férias longas. Dra Ana, depois que ja entramos em um quadro depressivo digamos ativado pelo stress, é possível reverter?
Dra. Ana Maria Rossi - Depende do nível da depressão. Se a pessoa sofrer de depressão profunda que a torne disfuncional para suas atividades cotidianas, ela possivelmente necessitará de tratamento medicamentoso e terapia. Eu tenho uma forte tendência à procastinação, mas venho lutando contra ela. Alguma dica?
Dra. Ana Maria Rossi - A procastinação normalmente ocorre quando a pessoa tem uma baixa tolerância à crítica, se sente insegura em relação à sua qualificação para executar a tarefa ou está sobrecarregada. Além dessas situações, é claro que tem aquelas pessoas que estão condicionadas a ir empurrando as coisas com a barriga. Que tipos de praticas podem desenvolver o autocontrole?
Dra. Ana Maria Rossi - A disciplina mental é a condição mais importante para a prática do autocontrole. Ela pode ser exercitada através de técnicas de relaxamento e de meditação. Em relação a enfrentar as emoções e/ou pensamentos destrutivos, geralmente, o que é melhor: Tentar esqueçê-los ou encarar de frente?
Dra. Ana Maria Rossi - Depende da importância do evento e se a pessoa se sente apta a lidar com ele. Se a pessoa não tiver controle sobre a situação, é melhor virar a página. Se ela tiver controle, mas não se sentir qualificada no momento para enfrentá-la, deve procurar ajuda. Se ela estiver apta a lidar com a situação, é melhor que lide com ela para não ficar bloqueando sua energia. Às vezes os tratamentos nos deixam muito apáticos, eu mesma ja abandonei alguns. Acho que a medicacão faz com que deixemos de pensar, não?
Dra. Ana Maria Rossi - Alguns medicamentos podem interferir com a atividade cognitiva da pessoa. No entanto, se ela estiver num processo de depressão profunda ou sofrendo de uma ansiedade muito elevada, talvez seja o mais indicado até que a pessoa possa se estabilizar emocionalmente. Quanto às terapias, há inúmeras modalidades. Talvez possas buscar diferentes alternativas (cognitiva, comportamental) até achares a que melhor atende as tuas necessidades. Dra. montei a minha empresa e estou trabalhando muito, inclusive aos finais de semana. Isto tem me causado muito cansaço e stress. Ando constantemente com os nervos à flor da pele. O que devo fazer?
Dra. Ana Maria Rossi - Lamentavelmente, varinha de condão só existe na nossa fantasia. É importante seres realista a respeito das tuas limitações e ter a disciplina mental para ouvir o teu corpo. Freqüentemente, o excesso de trabalho diminui a qualidade e o nível de produtividade da pessoa. Sugiro que avalies o teu estilo de vida e procures aprimorá-lo para que te sintas mais preparada para lidar com as pressões que enfrentas nesse momento. Também trabalho de domingo a domingo, e muitas vezes parece que tenho que carregar o mundo nas costas e não tenho como fugir. Às vezes isto me dá uma certa inércia...
Dra. Ana Maria Rossi - Sugiro que visites o site da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), www.ismabrasil.com.br, link dicas de leitura. No site, encontrarás também um teste para medir o teu nível de stress e um link de perguntas mais frequentes que são enviadas pelos internautas. Qual o melhor exercício para relaxar? Existe algum que você recomede?
Dra. Ana Maria Rossi - Não fomos feitos para estar constantemente ligados. A excelência pessoal é fruto do equilíbrio entre o físico, o mental e o emocional. O melhor exercício para relaxar é sem qualquer dúvida a prática da respiração abdominal. Esta é a maneira mais eficiente para controlar as emoções e destensionar o corpo. Inspira sempre que for possível pelo nariz para purificar o ar e imagina que estás inflando um balão no abdomen. Expira pausadamente pelo nariz ou pela boca esvaziando o balão. Pratica o relaxamento principalmente quando estiveres te sentindo bem.
__________________
Fonte: Revista Você S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário